domingo, 31 de maio de 2009

Informações dentro e fora do Ônibus Info Outside and Inside Bus



Como parte do programa Infoponto, a BHTrans já começou a instalar informações adicionais nos pontos de ônibus de Belo Horizonte. Dois suportes seguram um mapa das linhas que passam no ponto e a escala de horários dessas linhas. Clique nas imagens para ampliar.



O mapa não é físico, mas informa as paradas, equipamentos públicos, estações de metrô, órgãos oficiais, pontos turísticos, pontos finais, etc.





No outro suporte, a escala de horários:





Outro recurso já sendo usado em algumas linhas é o mapa do itinerário na área central instalado no interior dos ônibus. O mapa é físico e informa tudo o que o mapa do ponto mostra porém com enfoque na área central. Isto é muito importante pois frequentemente os usuários fazem perguntas ao agente de bordo sobre onde passa o ônibus.





Isto foi possível em parte com a nomeação dos pontos usando referências importantes para o usuário como é o caso do Tribunal de Alçada que dá nome ao ponto em frente seu prédio.

Antes do programa Infoponto, as únicas informações no ponto eram quais linhas paravam naquele ponto. O programa Infoponto ainda prevê um painel eletrônico, que está sendo implementado em carátel experimental, pendurado no teto dos abrigos, informa os próximos ônibus que chegarão ao ponto e as respectivas previsões para a chegada em minutos. Em breve faremos matéria sobre o aparelho já em pleno uso em Londres.



As part of Infoponto program, BHTrans has already started to install additional info in bus stops of BH. Two structures hold a map of the lines and a timetable of them. Click on the images to enlarge.



The map is not a physical map but shows the bus stops, public places, overground stations, public buildings, touristic points, check points, etc.





The other structure holds a timetable:





Another tool is already in use in some lines. It is the map of the line inside the bus on its way trough downtown . This one is physical and shows everything that the bus stop maps shows but for downtown area only. This is very important since users constantly have questions to the trocador (inside bus employee) about the line in downtown area.





All of that was possible in part because of naming bus stops using important buildings close to it. It's the case of the Tribunal de Alçada, important public building which has a bus stop in front of it.

Before Infoponto program the only info available in the bus stops was which lines stops there. The Infoponto program still preddicts a electronic pannel, already in experimental use, hanging on bus stops covers and showing which bus is the next to arrive and how many time is going to take. Soon we will talk about this new tool already in full operation in London.

5 comentários:

  1. Adorei a ideia! A BHTrans está de parabéns por isso!
    E ficou bem claro também, qualquer um pode entender as informações facilmente.

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  2. Eu não gostei muito da escolha do nome de alguns pontos como um dos pontos da Praça da Savassi que chama Cine Pathé. Um cinema que foi muito famoso na cidade há poucas décadas atrás mas que as novas gerações muitas vezes nem ouviram falar.

    Eu preferiria nomes de ruas ou avenidas onde os pontos se localizam ou locais de interesse que sejam de fato muito conhecidos como Praça da Savassi, Praça da Liberdade, Santa Casa, João XXIII, Rodoviária, Detran, Sede dos Correios, Ed. Acaiaca, Igrejinha da Pampulha, Mineirão, etc. Apesar disso já é um significativo avanço.

    Vamos esperar que outras melhorias como o ar condicionado e painel de previsão de chegada do ônibus ao ponto sejam difundidos em breve também.

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  3. Nossa, é fabulosa a iniciativa, e esses painéis são razoavelmente simples de se fazer, trazendo um grande benefício aos usuários. Já os painéis de informações sobre o tempo estimado da chegada do próximo ônibus são mais elaborados, e demonstram que a BHTrans possui um sistema denominado ITS (Intelligent Transport System), um sistema que monitora os ônibus via GPS, e com isso permite um gerenciamento eficaz do sistema e também a identificação de pontos problemáticos, como trechos lentos, permitindo melhorias na qualidade do transporte. Concordo com o Dan, que a BHTrans está de parabéns ao implantar esse sistema. E quanto aos nomes das paradas, é importante que a BHTrans estabeleça um canal de comunicação com seus usuários, para receber sugestões e melhorias.

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  4. Este canal de comunicação (para sugestões, melhorias, etc) já existe através do site bhtrans.pbh.gov.br e pelo telefone 3277-6500 (salvo engano é este o número).

    Eu não acho que ele se preste a isso. O que funciona mesmo, pelo menos, pela prática, na comunidade de BH é a votação mesmo, já usada em vários episódios da história da cidade.

    Apesar do que poderia surgir nomes não tão úteis. Em parte, o que acontece é que existem vários pontos em um mesmo local de interesse como a Praça da Savassi, que tem vários pontos com variados nomes. Em Londres isso foi resolvido com um mesmo nome para todos os pontos do local e uma letra acompanhando. Exemplo: Praça da Savassi A, Praça da Savassi B, Praça da Savassi C, etc.

    Aí você me pergunta, como o usuário vai saber qual dos pontos "Praça da Savassi"ponto ele precisa? Simples, existe um mapa físico em comum em cada ponto de ônibus do local com a lista de quais linhas param em cada ponto.

    O mapa mostra a localização exata de cada ponto da Praça da Savassi, por exemplo, de A a F ou quantas letras forem necessárias.

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  5. gostaria de comentar a respeito de senhoras com criancas a cima de 5 anos q ocupam lugares reservados a gratuidade. mimha sugestao e q acima desta idade deveriam rodar a roleta. diante tudo q vejo sempre esta havendo umdesrrespeito aos usarios de gratuidade. q os cobradores tivese autoridade para exigir q os mesmo rodem a roleta.evitando assim constragimento ao demais usuarios .obrigada

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