Esta matéria oferece uma solução para as cidades dormitório de BH, Nova Lima e Brumadinho, por exemplo.
Os moradores desta comunidade afluente são pioneiros suburbanos. Eles superaram a maioria das mães que levam os filhos para jogar futebol ou executivos que fazem todos os dias o trajeto dos subúrbios até o centro da cidade: essas pessoas abriram mão dos seus carros. Estacionamentos de rua, driveways (pequena estrada que vai geralmente da entrada da garagem até a rua) e garagens são, em geral, proibidas neste novo distrito experimental na periferia de Freiburg, perto da fronteira com a Suíça.
Nas ruas de Vauban os carros estão totalmente ausentes - com exceção da rua principal, por onde passa o bonde para o centro de Freiburg, e de umas poucas ruas na zona limítrofe da comunidade. A propriedade de automóveis é permitida, mas só há dois locais para estacionamento - grandes garagens localizadas no limite da comunidade, onde os proprietários compram uma vaga, por US$ 40 mil, juntamente com uma casa. Como resultado, 70% das famílias de Vauban não têm automóveis, e 57% venderam o carro para se mudarem para cá.
Vauban, que foi concluída em 2006, é um exemplo de uma tendência crescente na Europa, nos Estados Unidos e em outros locais. Trata-se da separação entre a vida suburbana e a utilização de automóveis, como parte integrante de um movimento chamado de “planejamento inteligente”. “Quando eu tinha carro, estava sempre tensa. Desta forma sou muito mais feliz”, afirma Heidrun Walter, profissional de mídia e mãe de dois filhos, enquanto caminha pelas ruas cercadas de verde, onde o ruído das bicicletas e a conversa das crianças que passeiam abafam o barulho ocasional de um motor distante.
Levittown e Scarsdale, subúrbios de Nova York com casas de áreas enormes e garagens privadas, eram os bairros dos sonhos na década de 1950, e ainda atraem muita gente. Mas alguns novos subúrbios podem muito bem lembrar mais Vauban, não só nos países desenvolvidos, mas também no mundo subdesenvolvido, onde as emissões da frota cada vez maior de carros particulares da crescente classe média estão sufocando as cidades.
Fonte: Elisabeth Rosenthal, de Vauban (Alemanha) para The New York Times, 12/05/2009, no Uol; extraído do site da BHTrans.
The following article tells us about a sollution for suburbs such as Nova lima and Brumadinho in the outskirts Belo Horizonte.
Locals of this community are suburbans pioneers. They are doing different from other moms taking their childrens to soccer classes or business men driving to financial center everyday. They are denying to use their cars. Parking on the streets, building driveways and garages are, broadly speaking, forbidden in this new experimental district in Freiburg surroundings, close to Switzerland borders.
On Vauban streets cars are completely absent - except to main street which there is a tram that takes to downtown Freiburg and one of the few streets in the limits of the city. Car property is allowed, but there are only two parking lots - big garages in the limits of the town, where car owners can buy a space for US$40,000, attached to a house. As a result, 70% of Vauban families do not own a car and 57% have sold their cars in order to move to the village.
Vauban, built in 2006, is an example of a rising trend across Europe, in the States and other places. It's about putting apart suburban life from car use, as part of a movement called "smart planning", says Heidrun Walter, media worker and mother of two, while take a walk between green streets where bycicles and children's voices cover up occasional motor's noise.
Levittown e Scarsdale, New York suburbs, with huge area plots and private garages, used to be hood of the dreams in the 50s, and still attracts plenty of people. Although, some new suburbs can be more like Vauban.
Reference: Elisabeth Rosenthal, from Vauban (Alemanha) to The New York Times, 12/05/2009, on Uol; extracted from BHTrans.
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Parabéns pelo blog! Espero que continue nos trazendo novidades sobre Transportes! Abraço!
ResponderExcluirExcelente blog! Acredito que tem um grande potencial para trazer várias informações e artigos sobre transportes. Aliás, gostei muito da experiência dessa comunidade, e gostaria muito que fosse feito algo do tipo no Brasil.
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