domingo, 24 de maio de 2009

BHTRANS apresenta sua experiência de integração na Colômbia BHTrans talks about its transfer experience in congress promoted in Colombia

Belo Horizonte mostrou os ganhos que os usuários tiveram com as estações de integração e o cartão BHBus. À esquerda, o transporte de Pereira na Colômbia.

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) foi a convidada brasileira para apresentar sua experiência, das mais bem-sucedidas e avançadas em toda a América Latina, em integração de transporte no 2º Congreso Internacional de Transporte Masivo - Integración Intermodal, de 21 a 23 de agosto, na cidade de Pereira, na Colômbia.

Ao lado de representantes do México, Itália, Espanha e da Colômbia, Rogério Carvalho da Silva, representante da BHTRANS, contou a experiência da capital mineira, que se inicia com a inauguração, em 1997, da Estação Diamante, a primeira estação de integração na cidade. Hoje, já existem mais cinco (Barreiro, Venda Nova, Vilarinho, São Gabriel e José Cândido). Mas o grande salto na integração do transporte em Belo Horizonte foi o início da operação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), em janeiro de 2002, que permitiu:

. Integração Temporal, com tempo de 90 minutos para a 2ª validação (abril de 2004);

. Tarifa reduzida para deslocamentos na mesma região, com redução de 31% na tarifa e aumento de receita na região (outubro de 2004)

. Interoperabilidade entre sistemas de bilhetagem de ônibus e metrô (novembro de 2005);

. Integração temporal nas estações intermodais metrô x ônibus (novembro de 2005).

Uma das grandes vantagens na implantação da integração de transporte de Belo Horizonte é que ela foi paulatina, dando oportunidade aos gestores de corrigirem problemas que fossem surgindo.O Projeto Caminhos da Cidade - uma das vertentes do Centro Vivo, programa da Prefeitura de recuperação do centro da cidade - foi apresentado como amostra do cuidado com que a administração municipal vê o pedestre, assim como o Pedala BH, um projeto da BHTRANS para incentivar o uso de bicicletas.

Durante a realização do congresso foi inaugurada uma estação fechada do sistema Megabús e comemorados os dois anos desse novo sistema de transporte de Pereira, que segue as linhas do Transmilênio, de Bogotá. Várias cidades da Colômbia, a exemplo de Bogotá e Pereira, adotam o modelo BRT (Bus Rapid Transit), que privilegia o transporte público que é servido por veículos confortáveis e de alta capacidade. A priorização leva o sistema a ser rápido, confiável e bem avaliado. A Prefeitura de Belo Horizonte está estudando a implantação do BRT na Avenida Antônio Carlos, que tem pista exclusiva para ônibus.

Fonte: (BHTRANS)

Belo Horizonte shows gains that users had with transfer stations and BHBus card. On top image, transport of Pereira, Colombia.

Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) was the Brazilian guest for showing its experience, one of the most well succeeded and advanced in whole Latin America in transport transfer system in 2º Congreso Internacional de Transporte Masivo - Integración Intermodal from 21st to 23rd august, in Pereira, Colombia.

Besides congressists of Mexico, Italy, Spain and Colombia, Rogério Carvalho da Silva, BHTrans spokesman, talks about the mineira capital that starts with the innauguration of Estação Diamante, the first transfer station of the city. There are more five stations nowadays (Barreiro, Venda Nova, Vilarinho, São Gabriel e José Cândido). Although, the biggest improvement last years has been the electrocnic ticket system, in january 2002, that made possible:

. Transfer time with 90 minutes for second travel (april 2004)

. Discounts for travels inside the same area (31%) and even in this way increase of profit (october 2004)

. Same electronic ticket validation system for buses and overground (november 2005)

. Transfer time among buses and overground (november 2005)

One of the best aspects of transfer concept in transport of Belo Horizonte was how gradually it was being built giving enough time for authorities to solve the problems as they started appearing.

The Project Caminhos da Cidade, strand of program Centro Vivo - town hall's urban improvements of downtown - was showed to illustrate how town hall cares about pedestrians, as well as Pedala BH, BHTrans project to stimulate use of bycicles.

During the event, a Megabus station was inaugurated and the two years birthday of Megabus system was celebrated. This new Pereira's transport follows Transmilenio, Bogota's transport, basic principles. Many systems of Colombia follows Pereira and Bogota and addopt the BRT concept (Bus Rapid Transit) that favors confortable and high capacity public transport. The goal is to make the transport fast, reliable and well evaluated. Belo Horizonte's town hall is studying possiblity of using the concept of BRT in Antônio Carlos Avenue that has got a busway in construction.

Reference: (BHTRANS)

Um comentário:

  1. O BHBus tem muito a ganhar ao aumentar o nível de troncalização, pois nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I o tráfego de ônibus prejudica a eficiência do sistema, especialmente na Pedro I, que não possui pista exclusiva para ônibus. O mesmo ocorre em diversos corredores de ônibus em São Paulo: os ônibus possuem pista exclusiva, mas as pistas não comportam o enorme tráfego de ônibus, causado pela falta de troncalização. É necessária uma reorganização maior, que permita que os mesmos atributos que os usuários dão às linhas de metrô: rapidez, regularidade e pontualidade. Sem troncalização, um sistema de ônibus com grande demanda não consegue atingir esses objetivos de forma satisfatória.

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