Considerado hoje um dos mais inovadores e revolucionários projetos de transportes entre os recentemente implantados em todo o mundo, o Transmilênio é muito mais do que um projeto bem-sucedido. Com investimentos mais baixos do que a implantação de um transporte de massa sobre trilhos, mudou o conceito do ônibus, deu nova identidade à cidade e aumentou a auto-estima de seus habitantes.
O sistema é integrado, utiliza ônibus articulados que circulam em faixas segregadas, com paradas em estações modernas e equipadas com catracas eletrônicas. O embarque pode ser feito com cartões de uma a 50 viagens, e uma tarifa única, correspondente a R$ 1,30, permite o embarque no alimentador e no articulado. São transportados atualmente 1,25 milhão de passageiros/dia e a frota de articulados é composta por 1.008 veículos. Mais 406 ônibus comuns funcionam como alimentadores do sistema principal.
O grande diferencial desse projeto foi o forte investimento para dar conforto e segurança ao pedestre, através de ampliação de calçadas, implantação de parques em bairros pobres, com bibliotecas e escolas, iluminação pública, plantio de árvores e outros benefícios, que levaram em conta o fato de que a cidade pertence às pessoas, não aos veículos. Foram construídos 300 km de ciclovias.
Para o funcionamento, há uma parceria entre a iniciativa pública e a privada: a Transmilênio S.A., empresa pública, é a gestora do sistema, planejando e controlando a operação; existe um administrador financeiro, que administra a receita e a venda das passagens, fazendo a distribuição das parcelas tocantes a cada empresa. Operadoras troncais (sete) e alimentadoras (seis) e empresas responsáveis pela disponibilização de dinheiro trocado para as bilheterias e arrecadação, ao fim do dia, completam o sistema operacional.
O projeto, que teve um custo de 300 milhões de dólares, teve 25% desse valor garantido por imposto adicionado ao preço da gasolina e os restantes 75% cobertos pelo governo federal da Colômbia. Outras seis cidades colombianas desenvolvem projetos inspirados no Transmilênio: Pereira (Megabus), Medelín (Metroplus), Cali (Metrocali), Barranquilha e Soledad (Transmetro), Cartagena (Transcaribe) e Bucaramanga (Metrolíneas).
Fonte: BHTrans
Let's talk about Trasmilenio, as ordered, transport of Bogota, Colombia's capital. More than a well succeeded project, Transmilenio changed Bogotá and its residents self steem. Lately we will talk about how BHBus embodied this experience.
Considered one of the most innovative and revolutionary transport projects recently implanted all over the world. Transmilenio is much more than a well succeeded project.
It gave Bogotá a new identity with lower investment than a rail mass transit requires, it changed bus concept. This system is integrated, uses two wagon buses that runs in segregated lanes equiped with modern stations and electronic turnstiles. Departures can be done using a card with one to fifty daily travel tickets value. There is only one price for travels, US$0.63, for a "feeder" or a two wagon bus. 1.25 million passengers use the service per day and 1008 vehicles, more 406 regular buses that work as a "feeder" system of the main system.
Significant investment on security and confort for pedestrian is the major difference of this transport system achieved by enlarging sidewalks, building parks in poor neighborhoods, schools and libraries, improving light on the streets, planting trees and other benefits coming from the principle that the city belongs to people not to the vehicles.
There is a partnership between public and private spheres for operation the Transmilenio S.A., public enterprise manager and planner of the system. Controlling the system there is finnancial manager that deals with income and ticket sales. At the end of the day this company shares the income among each enterprise responsible for each subsystem, 7 mains systems and 6 feeder systems.
This project costed 300 million dollars, 25% came from fuel taxes and remaining 75% from federal government of Colombia. Other six Colombian cities are developing projects inspired on Transmilenio: Pereira (Megabus), Medelin (Metroplus), Cali (Metrocali), Barranquila e Soledad (Transmetro), Cartagena (Transcaribe) e Bucamaranga (Metrolíneas).
Reference: BHTrans
Excelente! Ficaria satisfeito com algo parecido aqui em BH. Vamos ver se até 2014...
ResponderExcluirNa verdade o BHBus já tem algo que foi aproveitado desse sistema. Posteriormente falaremos sobre isso.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Transmilenio foi um projeto revolucionário, e pelo seu alto nível de organização, foi melhor que construir uma linha de metrô com o dinheiro que foi gasto. Foi um grande passo para a reestruturação do transporte da cidade, que passou de uma rede difusa para uma rede troncalizada. Com isso, o sistema está preparado para ser construída a rede metroviária, que poderá substituir a longo prazo os trechos mais saturados dos corredores exclusivos, como é o caso de Curitiba. Isso é pensar além dos objetivos eleitoreiros, que enquando vigoram, pensa-se apenas em fazer linhas de metrô, sem pensar em reestruturar o tranporte público como um todo.
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