sexta-feira, 3 de julho de 2009

Comunidades livres de carros? Car Free communities?


Moradores são incentivados a não ter carros com a criação de comunidades mais sustentáveis. Um desafio em Belo Horizonte ou em qualquer outra cidade no mundo.

Nos Estados Unidos, a Agência de Proteção Ambiental está promovendo as “comunidades com número reduzido de carros”, e os legisladores estão começando a agir, apesar de fazê-lo com cautela. Muitos especialistas acreditam que o transporte público que atende aos subúrbios desempenhará um papel bem maior em uma nova lei federal de transporte aprovada neste ano, afirma David Goldberg, funcionário da Transportation for America, uma coalizão de centenas de grupos nos Estados Unidos - incluindo instituições ambientais, prefeituras e a Associação Americana de Aposentados - que estão promovendo novas comunidades que sejam menos dependentes dos carros. Nas legislações anteriores, 80% das apropriações destinavam-se, por lei, a auto-estradas, e apenas 20% a outras formas de transporte.

Na Califórnia, a Associação de Planejamento da Área de Hayward está desenvolvendo uma comunidade semelhante a Vauban chamada Quarry Village, nos arredores de Oakland. Os seus moradores podem ter acesso sem carro ao sistema de trânsito rápido da Área da Baía e ao campus da Universidade Estadual da Califórnia em Hayward. Sherman Lewis, professor emérito da universidade e líder da associação, diz que “mal pode esperar para mudar-se” para a comunidade, e espera que Quarry Village possibilite que ele venda um dos dois automóveis da família e, quem sabe, até mesmo os dois.

Mas o atual sistema ainda conspira contra o projeto, diz ele, observando que os bancos imobiliários temem uma queda do valor de revenda de casas de meio milhão de dólar que não têm lugar para carros. Além disso, a maior parte das leis de zoneamento urbano dos Estados Unidos ainda exige duas vagas para automóveis por unidade residencial. Quarry Village obteve uma isenção dessa exigência junto às autoridades de Hayward.

Além disso, geralmente não é fácil convencer as pessoas a não terem carros. “Nos Estados Unidos as pessoas são incrivelmente desconfiadas em relação a qualquer ideia de não possuir carros, ou mesmo de ter menos veículos”, diz David Ceaser, co-fundador da CarFree City USA. E este é um dos motivos pelo qual não se sabe se este conceito funcionará na Califórnia. Mais de cem candidatos se inscreveram para comprar uma casa na Quarry Village, e Lewis ainda está procurando um investimento de US$ 2 milhões para dar início ao projeto. Mas, caso a ideia não dê certo, a sua proposta alternativa é construir no mesmo local um condomínio no qual o uso do automóvel seja totalmente liberado. Ele se chamaria Village d'Italia.

Fonte: Elisabeth Rosenthal, de Vauban (Alemanha) para The New York Times, 12/05/2009, no Uol e Portal Público da BHTrans.


Residents are encouraged to not having cars with the creation of more sustainable communities. This is a challenge in Belo Horizonte or any other city in the world.

The Environmental Protection Agency of United States is promoting the "communities with low car use", and legislators are starting to act although with some wariness. Many specialists believe that public transport wich comply with suburbs will play a major role according to a new transport federal law approved this year, says David Goldberg, employee of Transportation for America, a coalition of hundreds of groups in United States - including environmental institutions, city halls and the American Association of Retirement Communities - that is promoting new communities less car dependents. 80% of ownerships were destinated to highways by law according to previous legislations and only 20% to other forms of transport.

The Hayward Area Development Association in California is building a community similar to Vauban named Quarry Village in outskirts Oakland. Its residents can reach mass transit in Bay Area and California State University campus in Hayward without cars. Professor Emeritus of the university and association leader Sherman Lewis says that is "looking forward to move" to this new community and hopes Quarry Village being capable to make him sell one of the two cars of the family and who knows maybe both of them.

Although present system still conspires against the project, he says, remembering that real state banks fear decrease of income by selling half million dollars houses without garages. Besides that, most part of United States urban zoning still demands space of two cars in each residence. Quarry Village obtained an exemption for this requirement from Hayward authorities.

Besides that, broadly speaking is not easy to convince people not owning cars "People in United States are incredibly resistants to any idea related to not having cars or even owning less cars", says David Ceaser, co-founder of CarFree City USA. This is one of the reasons by is unknown this concept's impact on California. More than a hundred candidates subscribed to buy a house in Quarry Village, and Lewis is looking for a US$2 millions investment to launch his project. In case of that doesn't work, his altenative proposal is to build in the same area a gated community with free access to cars. It would be named by Village d'Italia.

Reference: Elisabeth Rosenthal, from Vauban (Germany) to The New York Times, 12/05/2009, on Uol and BHTrans Website.

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