sábado, 25 de julho de 2009

Belo Horizonte investe em ciclovias e bicicletários Belo Horizonte invests on bycicle paths and bycicle parking spots


Projeto Pedala BH prevê implantação de aproximadamente 365 quilômetros de ciclovias na cidade até 2020. O desafio é vencer o relevo acidentado da capital mineira. Alguns bicicletários já estão instalados como na Igrejinha da Pampulha (foto) e na Praça da Savassi.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), investe em medidas que incentivam o uso de bicicletas na capital mineira. O projeto Pedala BH prevê a implantação de aproximadamente 365 quilômetros de ciclovias na cidade até 2020, sendo 20 quilômetros a cada ano, um investimento médio anual de R$ 1,5 milhão. Em 2009, devem ser providenciadas seis novas rotas nas regiões Nordeste, Venda Nova – ligação com a Pampulha, Barreiro, Noroeste, Leste – conexão com o Centro, e Savassi.

De acordo com o assessor da presidência da BHTRANS, Ricardo Lott, até 2012, a meta é que novos 80 quilômetros de ciclovias estejam prontos em Belo Horizonte. “As ciclovias têm duas funções. Primeiramente, a integração com o sistema de transporte público coletivo, ônibus e metrô. Num segundo momento, vem a Copa do Mundo de 2014 e as pessoas contarão com rotas convergentes de acesso ao complexo esportivo da Pampulha”, explica. Segundo ele, a BHTRANS prepara uma campanha educativa de incentivo ao uso da bicicleta, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2009 e reforçada, anualmente, até 2012.

Atualmente, a cidade tem 22 quilômetros de ciclovias. A maior parte dos trechos está implantada no entorno da Lagoa da Pampulha, na avenida Otacílio Negrão de Lima, entre a Igrejinha São Francisco e o Museu de Artes da Pampulha. Os demais estão localizados na avenida Tereza Cristina, próximo à Via Leste/Oeste até o final da própria avenida; Andradas, com início na Silviano Brandão até à avenida do Contorno; e avenidas 12 de Outubro e Vilarinho, em Venda Nova.

A Prefeitura disponibiliza bicicletários (conjunto de vagas para estacionar bicicletas) e paraciclos (estacionamento individual) com utilização gratuita. Atualmente, eles estão na Estação BHBUS Venda Nova, na avenida Padre Pedro Pinto; na Savassi (rua Pernambuco com avenida Getúlio Vargas); Pampulha, Praça São Francisco em frente ao Parque Guanabara; Restaurante Popular da Região Hospitalar e nas estações São Gabriel e Barreiro. Este ano, a Estação Vilarinho deverá ser também contemplada e, posteriormente, os demais restaurantes populares.

Segundo Ricardo Lott, a BHTRANS tem um contrato firmado com a Escola de Design da UEMG para o desenvolvimento de um projeto padrão de bicicletário. “Em agosto, o primeiro desenho será apresentado”, adianta o assessor. O acordo com a universidade prevê, ainda, a avaliação e a sugestão de modelos de paraciclos. De acordo com Lott, a BHTRANS também está buscando parceiros privados para a instalação de bicicletários nos seus respectivos estabelecimentos. As seis novas rotas cicloviárias previstas para este ano serão:

Rota Nordeste
Ligação entre a ciclovia da avenida Saramenha até a Estação São Gabriel, no Bairro Guarani

Rota Venda Nova – Pampulha
Ligação entre as ciclovias da avenida Vilarinho com a da Lagoa da Pampulha

Rota Barreiro
Implantação do trecho entre a avenida do Canal até a Estação Barreiro

Rota Américo Vespúcio
Avenida Américo Vespúcio, entre as avenidas Carlos Luz e Antônio Carlos

Rota Leste – Centro
Ligação entre a região Leste e o Centro, trecho da rua Itaituba (depois da avenida Silviano Brandão) até a Estação Central do Metrô, localizada na Praça da Estação

Rota Savassi – Centro
Implantação do trecho entre a avenida Professor Morais, passando pela avenida Bernardo Monteiro até o Boulevard Arrudas.

Fonte: Diário Oficial do Município – Belo Horizonte, 23/07/2009 e BHTrans.


Pedala BH project states around 220 miles of bycicle paths in the city until 2020. Challenge is to cross hilly terrain of Minas Gerais capital. Some bycicle parking spots are already installed such as in Igrejinha da Pampulha (image) and Praça da Savassi.

Belo Horioznte's City Hall is investing on bycicle's use through BHTrans (Belo Horizonte's traffic and transport company).Pedala BH project states 220 miles of bycicle paths net until 2020 in a rythim of 12 miles/year and with an yearly investment of US$790,000. We sould have six new routes in Northeast and Venda Nova areas to Pampulha are; Barreiro, Northwest, East areas to Downtown and Savassi neighborhood by this year.

According to BHTrans presidency assistant, Ricardo Lott, the goal is to build 48 miles of bycicle paths until 2012 in Belo Horizonte. "Bycicle paths have double function. Foremost a link to public transport, bus and metro. Secondly, we've got World Cup coming in 2014 and by building this net, people will have routes converging to Pampulha sports complex", explains. Accroding to Lott, BHTrans prepairs for a educational campaign to fomment bikes use what should be running by late 2009 year and reinforced yearly until 2012.

City's got 13 miles of bycicle paths in the present time. Most parts of the tracks has been built along Pampulha Lagoon, in Otacilio Negrao de Lima Avenue, from São Francisco's Church and Pampulha Arts Museum. The remaining lanes are in Tereza Cristina avenue, close to East/West Expressway to the end of it; Andradas avenue starting with Silviano Brandão avenue junction to Contorno avenue; 12 de Outubro and Vilarinho avenues in Venda Nova area.

City hall offers bycicle parking lots and paraciclos (individual parking) for free. They are in Venda Nova Bus Station, in Padre Pedro Pinto Avenue; in Savassi neighborhood (Pernambuco street/Getúlio Vargas avenue's cross); Pampulha area, São Francisco square in front of Guanabara Amusement Park; hospitals area public restaurant, Barreiro and Sao Gabriel Bus Stations. Vilarinho Metro Station should have it by this year too and in second moment the remaining public restaurants.

Still according to Lott, BHTrans's got a contract with UEMG School of Design for developing a standard bycicle parking lot design. "First sketch sould be ready by August", says the assistant. The deal with the university still states analysis and suggestion for paraciclos's model. According to him, BHTRANS is looking for private partners for installing the equipment in its own headquarters.

Six new routes are about to be built this year:

Northeast Route
Saramenha Avenue's bycicle path to São Gabriel Bus Station in Guarani neighborhood.

Venda Nova – Pampulha Route
Vilarinho Avenue's bycicle path to Pampulha Lake.

Barreiro Route
From Canal's Avenue to Barreiro Bus Station.

Américo Vespúcio Route
Américo Vespúcio Avenue, between Carlos Luz and Antonio Carlos avenues.

East - Downtown Route
Connecting East area to Downtown, Itaituba Street(after Silviano Brandao's Avenue junction) to Metro's Central Station, in Estação Square.

Savassi – Downtown Route
Between Professor Morais Avenue, going through Bernardo Monteiro Avenue ending in Arrudas Boulevard.

Reference: Diario Oficial do Municipio – Belo Horizonte, 23/07/2009 and BHTrans.

2 comentários:

  1. Esse é um começo, mas não é muito pouco para uma cidade com qse 2,5 milhões de habitantes?

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  2. A quilometragem total não é pouca. Mas na reportagem não há previsão para instalar bicicletários em todas as estações de metrô. Talvez esteja previsto e apenas não foi divulgado. Vamos aguardar por mais informações.

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