sábado, 11 de julho de 2009

Medida para encurtar a viagem na Grande BH Measurement to shorten travels in Great BH

A Grande BH vai ganhar 20 terminais de integração de ônibus intermunicipais até o fim do ano que vem. Isto pode melhorar o transporte metropolitano que não é tão bom quanto o municipal.

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Moradores de oito cidades da região metropolitana de Belo Horizonte vão ser os primeiros a ganhar os terminais de integração de ônibus intermunicipais, a partir do segundo semestre de 2010. A licitação para as obras será aberta pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) no mês que vem. A princípio, serão construídos terminais nos municípios de Sabará, Betim, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Ibirité, Vespasiano, Sarzedo e Contagem, que receberá dois, totalizando nove estações. O custo dos empreendimentos não foi divulgado. "Queremos concluir esses nove terminais até o meio do ano que vem. A expectativa é que entrem em operação. Logo depois, os outros 11 terminais. Esperamos que tudo funcione até o fim de 2010", afirmou o subsecretário da Setop, Fabrício Torres Sampaio.

Embora seja estudada a implantação de 22 terminais, Sampaio informou que, em um primeiro momento, 20 projetos estão sendo preparados. O objetivo da secretaria é tornar as viagens mais rápidas para o usuário, por meio da criação de itinerários diretos para o destino dos passageiros. Com isso, centenas de ônibus deixarão de passar por Belo Horizonte contribuindo para um trânsito menos caótico.

"Hoje os usuários passam pela capital para pegar um segundo ônibus para as cidades vizinhas. Vamos diminuir o tempo dessas pessoas dentro do transporte e tornar mais barato, pelo fato de que não será mais preciso pagar uma segunda passagem. Um sujeito que sair de Vespasiano, por exemplo, para ir até Ibirité não vai ter que ir lá em Belo Horizonte primeiro para depois chegar ao destino", explicou o subsecretário.

As cores dos ônibus intermunicipais terão quatro padrões para ajudar na escolha dos usuários. Os veículos vermelhos vão identificar os coletivos que, necessariamente, tem como destino a cidade de Belo Horizonte, mesmo que não passem pelos terminais. Os azuis são os ônibus que farão os trajetos entre os municípios da Grande BH. Os das cores laranja ou marrom vão ser usados pelos coletivos que farão apenas o trajeto entre os terminais de integração. "Achamos que isso era necessário inclusive para tornar a frota mais bonita para os usuários. Recebemos mais de 600 ônibus novos e, já que estamos implantando um novo modelo de transporte coletivo, achamos que pintá-los seria mais arrojado."

Linha Verde. Com a construção do novo Centro Administrativo do Estado, os usuários do local vão ganhar o Terminal Linha Verde, que passou a ser um dos prioritários para o governo. Situado às margens da MG-010, o terminal vai estar a cerca de 600 metros do empreendimento. De acordo com um estudo feito pela Setop em 2006 sobre a demanda, o terminal deverá atender 824.314 pessoas por mês.

Números:
2,839 ônibus operando na Grande BH
18.5 milhões de pessoas usam o ônibus na Grande BH todos os meses


Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Contagem, Santa Luzia, Betim e Sabará são responsáveis por 89% das viagens do sistema de transporte da Grande BH. A capital contribui com 49% delas.

Fonte: Flávia Martins y Miguel para O Tempo em O Tempo Online; Imagem: Editoria de Arte de O Tempo.

Great BH will get 20 metropolitan bus transfer terminals until the end of next year. This might improve metropolitan transport which is not so good as local one.

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Residents of 8 cities in Great BH are going to the first ones to get their terminal, starting from second half of 2010. Bidding will start by Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) in next month. In a first stage teminals will be built in Sabará, Betim, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Ibirité, Vespasiano, Sarzedo and Contagem cities, this last one with 2 terminals in a total of 9. Cost of building has not been uncovered yet. "We want to finish this 9 terminals until the middle of next year. The expectacy is that by that time we should be already in operation. Then other 11 terminals. We hope everything working until teh end of 2010", said Setop's undersecretary, Fabrício Torres Sampaio.

Despite the fact of being studied 22 terminals construction, Sampaio notified that in a first phase 20 projects are being prepared. Secretariat's goal is to make travels faster for users by creating straight forward routes to users destinies. Hundreds of buses will avoid Belo Horizonte by doing that which will contribute for a less chaotic traffic.


"In present time users cross the capital city to get another bus to the surroundings cities. We are going to decrease travel times for these people and make it cheaper because of the fact of there will not be necessary to pay another ticket anymore. A person that leaving Vespasiano, for instance, for going to Ibirité will not have to go in Belo Horizonte and only after that reach his destiny", explained the undersecretary.

Buses colors will show 4 different schemes to help users choice. The red vehicles are going to indentify those which necessary have as destiny Belo Horizonte city, even if they not use terminals. The blue ones are going to be the buses that will make journeys between the outskirts of Great BH. The orange or brown ones will make travels from one terminal to another. "We consider that this was necesary to make it more beatiful to users. We've got over 600 new buses and, as we are using a new public transport model, ink it would be cool."

Users will have now the Linha Verde Terminal, besides the construction of new Minas Gerais State Government Headquarters that gained priority status from state government. This new terminal should comply with 824,314 people per month according to a study made by Setop in 2006.

Numbers:
2,839 buses operating in Great BH
18,5 million people per month using bus transport system of Great BH


Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Contagem, Santa Luzia, Betim and Sabará are responsible for 89% of daily travels of Great BH transport system. The capital city by itself is responsible for 49% of them.

Reference: Flávia Martins y Miguel for O Tempo on O Tempo Online; Image: Arts Office of O Tempo.

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