segunda-feira, 27 de julho de 2009

1º fase da Rota Sul pronta Rota Sul's 1st stage ready

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), implanta a partir desta terça-feira, dia 28/07, na avenida Senhora do Carmo, região Centro-Sul da Capital, faixas exclusivas para ônibus. Foram ainda realizadas algumas outras intervenções: adequações viárias, correções geométricas, nova distribuição das linhas do transporte coletivo por pontos de embarque e desembarque, novas travessias de pedestres, melhoria nas condições de segurança viária e as sinalizações vertical e horizontal foram aprimoradas. O projeto tem como objetivo dar mais fluidez ao transporte coletivo. Os ônibus ganharão mais velocidade e isso irá reduzir o tempo de viagem e melhorar a qualidade do transporte por ônibus. Clique na imagem para ampliar:



Pela avenida trafegam diariamente cerca de 85 mil veículos por dia. A composição do tráfego mostra que 84,6% dos veículos que trafegam pela avenida são automóveis que transportam 37,7% das pessoas. Já os ônibus representam 4,2% dos veículos, mas transportam 59,2% das pessoas. Esses números demonstram a necessidade de priorizar o transporte coletivo, através da implantação de vias e faixas exclusivas.

A faixa exclusiva para os ônibus vai funcionar na avenida Senhora do Carmo, entre as avenidas do Contorno e Uruguai, nos dois sentidos, utilizando a pista central da via. Na interseção das avenidas do Contorno e Senhora do Carmo, a pista foi alargada para melhorar a circulação dos veículos que fazem a conversão. Além disso, esse alargamento permitirá que os ônibus que trafegam no sentido Savassi/ Belvedere acessem a Avenida Senhora do Carmo pela pista do meio. Entre a avenida Uruguai e a rua Colômbia (sentido Savassi/ Belvedere), no bairro Sion, foi implantada uma nova faixa de rolamento. No sentido Belvedere/ Savassi, os ônibus irão trafegar na pista da direita da avenida Senhora do Carmo até próximo à interseção com a avenida Uruguai, quando acessam a pista central até a avenida do Contorno. As faixas exclusivas são delimitadas por sinalizações verticais e horizontais.

Foram implantadas sete novas travessias semaforizadas para pedestres e as cinco já existentes foram tratadas e revitalizadas. Os semáforos serão sincronizados, com o objetivo de reduzir ao máximo a retenção de veículos, dando maior fluidez ao tráfego, priorizando o transporte coletivo e a segurança dos pedestres.

Foram distribuídos 10 mil folhetos informativos e educativos para os pedestres e 25 mil para os motoristas, alertando sobre as novas mudanças de circulação. Cartazes informando sobre as mudanças de pontos de ônibus da pista lateral para a central estão sendo afixados nos pontos antigos e nos interiores dos ônibus. As empresas concessionárias foram informadas com antecedência sobras as mudanças de circulação dos coletivos.

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito irão operar (monitorar, fiscalizar, interferir e orientar) o tráfego. A BHTRANS alerta para a importância de os motoristas redobrarem a atenção à sinalização implantada. Informações sobre trânsito e transporte coletivo podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento Telefônico da BHTRANS, pelo telefone 3277-6500, ou no portal da empresa.

A avenida Senhora do Carmo tem 4,7 km de extensão, do acesso ao bairro Belvedere até a avenida do Contorno. O trecho onde foram realizadas as melhorias tem cerca de 1,9 km de extensão, da rua Panamá até a avenida do Contorno, sendo 900 metros com faixas exclusivas. Pela avenida trafegam 38 linhas do transporte coletivo urbano (29 da BHTRANS e nove do DER) que transportam cerca de 130 mil passageiros por dia. Dez novos pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo serão operados na pista central da avenida, sendo cinco em cada sentido.

- Passageiros transportados: 130 mil passageiros/dia
- Veículos que trafegam na avenida: 85 mil veículos/dia
- Linhas de ônibus BHTRANS/DER: 38 linhas transporte coletivo
- Percentual carros particulares: 84,6% do total de veículos
- Volume passageiros carros particulares: 37,7% do total dos passageiros
- Percentual veículos transporte coletivo: 4,2% do total
- Volume passageiros transporte coletivo: 59,2% dos passageiros
- Total travessias pedestre: 12 travessias (7 novas e 5 revitalizadas).
- Extensão trecho com faixas exclusivas: 900 metros
- Velocidade média atual transporte coletivo: 9,1 km/h (horário de pico tarde, sentido centro/bairro entre avenidas Uruguai e do Contorno)
- Velocidade média esperada faixas exclusivas: 18 km/h (horário de pico).


Fonte: Assessoria de Comunicação da BHTRANS, 27/07/2009.

Belo Horizonte's city hall and BHTrans concluded bus lanes of Nossa Senhora do Carmo Avenue starting from this tuesday 28th july. Another interventions have been made such road improvements, geometric corrections, new bus stops distribution among public transport lines, new zebra crosses, improvements on safety conditions and signals. The project has as a goal giving flow to public transport. Buses are going to be faster and this will decrease travels time and consequently improving bus service. Click on the image to enlarge:



85,000 vehicles pass trough the avenue daily. Traffic's composition shows that 84.6% of vehicles in the avenue transports 37.7% of people. Buses by their time are 4.2% of vehicles but transport 59.2% of people. These numbers show necessity of prioritizing public transport through bus lanes construction.

The new bus lane lays between Nossa Senhora do Carmo Avenue between Contorno and Uruguai avenues in both ways using central portion of the avenue. Track has been enlarged in junction of Contorno and Nossa Senhora do Carmo Avenues to improve flow of vehicles turning right on Nossa Senhora do Carmo. This enlargement will also allow that buses coming from Savassi to Belvedere enter Nossa Senhora do Carmo Avenue by central track. Between Uruguai Avenue and Colombia Street (Savassi/Belvedere direction) a new track has been built. Buses will pass in right lane of Nossa Senhora do Carmo Avenue in Belvedere Savassi direction until close to Uruguai Avenue's junction where they join central track ending in Contorno Avenue. Bus lanes are marke by signals on the ground and in posts.

Seven new zebra crosses with traffic lights have been built and the five existing ones have been readjusted. Traffic lights will be synchronized to reduce at maximum vehicles retention giving by that more flow, prioritizing public transport and pedestrians safety at the same time.

More than 10,000 folders have been given to pedestrians and 25,000 drivers allerting about new traffic changes. Posters informing about bus stops move are being fixed in old bus stops and inside buses. Bus companies have been informed previously about these changes.

Agents of Unidade Integrada de Trânsito will operate the traffic by monitorizing, interfering and guiding. BHTrans advices about importance of drivers double their attention to recent signals fixed on the way. Information about traffic and public transport can be obtained from phone service center of BHTrans by the number 3277-6500 or on company's website: bhtrans.pbh.gov.br.

Nossa Senhora do Carmo Avenue has got 2.8 miles of extension from Belvedere access to Contorno Avenue. The extension improved has got a little bit more than a mile from Panama Street to Contorno Avenue with 1000 yards of bus lanes. 38 public transport routes (29 locals and 9 metropolitans) pass through the avenue transporting 130,000 users daily. Ten new bus stops are going to be used in central lane of the avenue, five in each direction.

- Users transported: 130,000/day
- Vehicles on the avenue: 85,000/day
- Bus lines: 38
- Cars percentage: 84.6%
- Percentage of people using cars: 37.7%
- Bus percentage: 4.2%
- Percentage of people using public transport: 59.2%
- Zebra crosses: 12 (7 new)
- Bus lanes extension: 1000 yards
- Average speed today: 5.5 miles/h (evening's rush hour Downtown/Suburb direction between Uruguai and Contorno avenues)
- Average speed expected: 10.9 miles/h (rush hour)


Reference: BHTRANS's Pres Office, 07/27/2009.

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