sexta-feira, 14 de agosto de 2009
O Metrô do Rio Rio's Metro
Quando foi inaugurado, em março de 1979, o Metrô do Rio de Janeiro contava com 4,3 quilômetros de trilhos ligando cinco pontos próximos da cidade. Nos primeiros dez dias de operação, seus trens transportaram mais de meio milhão de pessoas, numa média diária de 60 mil clientes. Entre as estações pioneiras, o maior movimento da operação foi na Cinelândia, que, com mais de um terço do total de passageiros, dividia então o fluxo com Praça Onze, Central, Presidente Vargas e Glória. Naquele primeiro momento do sistema, o Metrô operava com apenas quatro trens de quatro carros que circulavam com intervalos médios de oito minutos entre 9h e 15h, horário que foi esticado até as 23h em dezembro do mesmo ano.
A expansão veio rápido. Já no ano seguinte, as Estações Uruguaiana e Estácio foram inauguradas. Com o surgimento destas duas estações, a demanda de passageiros foi incrementada, o que obrigou a empresa a aumentar o número de carros nos trens de quatro para seis.
Em janeiro de 1981, foi a vez de a Estação Carioca ser concluída. No mesmo ano foram inauguradas também as Estações Catete, Morro Azul - hoje, Flamengo - e Botafogo. Ainda em novembro do mesmo ano foi inaugurada a Linha 2, que contava apenas com as Estações São Cristóvão e Maracanã. Em dezembro, completando o trecho Sul da Linha 1, foi a vez da Estação Largo do Machado entrar no mapa.
Novas inaugurações no trecho Norte chegaram em 1982, com o início das operações das Estações de Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña.
A fim de permitir a conclusão da Linha 2 até Irajá, em 1983, os trens deste trecho passaram a circular das 6h às 14h. Durante um mês, depois deste horário até as 20h, foi implantado um serviço gratuito de ônibus, integrando as Estações Estácio, São Cristóvão e Maracanã. Após a conclusão das obras, foram inauguradas as Estações Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma e Irajá que, visando antecipar a disponibilidade do serviço, funcionavam ainda sem todas as funcionalidades do Metrô (Pré-Metrô).
O ano de 1984 foi marcado pelo início da operação comercial da Linha 2 com cinco trens nos dias úteis, em intervalos de menos de seis minutos durante a semana.
Seguindo o cronograma de expansão, a Estação Triagem foi inaugurada em julho de 1988.
Noventa e um foi o ano Estação Engenho Rainha. De lá até 1996, duas estações entraram no circuito: Thomaz Coelho (1996) e Vicente de Carvalho. Neste período, o intervalo das nove composições da Linha 2 passou a ser de seis minutos.
Em julho de 1998, a inauguração da Estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, representou um marco para um dos bairros mais tradicionais do Rio. Em agosto e setembro do mesmo ano foram iniciadas ainda as operações de mais cinco estações: Irajá, Colégio, Coelho Neto, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo e Pavuna.
Pouco mais de um ano antes o Metrô havia realizado pela primeira vez a Operação de Carnaval, com o funcionamento ininterrupto durante os dias de folia, esquema que é repetidos todos os anos desde então.
Fonte: Metrô Rio
When it was concluded in march 1979 Rio de Janeiro's metro used to have 2.6 miles of track linking five locations of the city. In the first ten days of operation its trains transported more than a half million passengers in an occupation average of 60,000 users. Among "pioneer" stations the biggest usage has been recorded in Cinelandia that with more than one third of total number os passengers shared traffic with Praca Onze, Central, Presidente Vargas and Gloria stations. By that moment metro used to operate with only four cars circulating with average headways of 8 minutes between 9am to 3pm, service extended to 11pm on december of that year.
Expansion came soon. Still on following year Uruguaiana and Estacio stations was builted. By the construction of these two stations, demand increased what made company increase number of trains too, from four to six.
By january 1981, it was the time for Carioca station be ready. In the same year have been also concluded Catete and Morro Azul stations (present Flamengo and Botafogo stations). In november of the same year Line 2 has been launched counting only on Sao Cristovao and Maracana stations. December was the time for Largo do Machado station be ready completing south stretch of line 1.
New innaugurations took place in North stretch during 1982 with beggining of operation of Afonso Pena, Sao Francisco Xavier e Saens Pena stations.
In order to finish line 2 until Iraja, in 1983, trains of this part started to work between 6am and 2pm. During one month after this period until 8pm a free bus service was available connecting Estacio, Sao Cristovao and Maracana stations. After concluding works Maria da Graca, Del Castillo, Inhauma and Iraja was available to users even without all equipments ready.
1984 year has been known as the year of innitial operation of line 2 with 5 trains during the week with less than six minutes headways. Following deadlines, Triagem station has been launched in july 1988.
1991 was the year of Engenho Rainha station's be launched. From there to 1996 two new stations joined the system: Thomaz Coelho and Vicente de Carvalho. During that time using 9 trains, headways came to 6 minutes.
Innauguration of Cardeal Arcoverde station in july 1998 was an outstanding conquest for Copacabana, one of the most tradditional neighborhoods of Rio. More five stations started in august and september of that year: Colegio, Coelho Neto, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo and Pavuna.
A little bit more than a year earlier, metro had realized its first carnival's service working non-stop, service repeated every year since then.
Source: Metrô Rio
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