sábado, 15 de agosto de 2009

O Metrô de Brasília Brasilia's Metro


O projeto original do METRÔ-DF é composto por 29 estações, das quais 23 estão em funcionamento. Possui, atualmente, uma frota de 20 trens, e transporta uma média de 150 mil passageiros ao dia – de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.

Conta com 42,38 km de linhas em funcionamento, que ligam a região administrativa de Brasília às de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul e pelas regiões administrativas do Guará, Águas Claras e Taguatinga.

As linhas do METRÔ-DF possuem a forma da letra Y. Dos 42,38 km de extensão, 19,19 km interligam a estação Central – localizada na rodoviária do plano piloto de Brasília – à Estação Águas Claras. Outros 14,31 km compreendem o ramal que parte da estação Águas Claras, percorrendo Taguatinga Centro e Norte, até Ceilândia. Por fim, 8,8 km abrangem o trecho que liga a estação Águas Claras, via Taguatinga Sul, até Samambaia.

A linha principal é subterrânea na Asa Sul. As estações operacionais da região possuem passagens subterrâneas que dão acesso às superquadras 100 e 200, e aos pontos de ônibus dos Eixos W e L Sul, nos dois sentidos.

Em seguida passa pelo Setor Policial Sul, onde se localiza a Estação Asa Sul, também chamada de terminal Asa Sul, em razão de intergração com o sistema de transporte rodoviário. A linha atravessa a via EPIA, Guará, Setor de Mansões Park Way, até chegar a Águas Claras. Nesse percurso, há trechos de linha em superfície e também em trincheira – área subterrânea sem cobertura. Ainda nesse trecho, será construído o novo terminal rodoviário interestadual de Brasília, ao lado da estação Shopping.

É na Estação Águas Claras que a linha principal divide-se em dois ramais. O ramal com destino a Samambaia passa por Taguatinga Sul, cruzando a via EPCT – Pistão Sul, até chegar ao centro de Samambaia. Esse trecho é percorrido em superfície e possui quatro estações.

O ramal com destino a Ceilândia atende a população de Taguatinga. Ao todo, são oito estações em um trecho que se divide em superfície, trincheira, túnel, distribuídas de forma a atender a demanda dos usuários. Ao lado da estação Centro Metropolitano está localizado o terminal rodoviário interestadual de Taguatinga.

Poderão ser construídos mais oito terminais rodoviários junto às estações do METRÔ-DF para contribuir com a implantação do Programa Brasília Integrada prevê a integração entre os sistemas rodoviário, metroferroviário, incluindo o VLT- Veículo Leve sobre Trilhos.

O sistema funciona com intervalos entre trens que variam de 4min35 a 21min, de acordo com o horário, o dia e o percurso desejado. Com a aquisição de novos trens, o intervalo mínimo será reduzido para três minutos.

Raio-x

Frota: 20 trens

Extensão da linha: 42,38 km

Média de usuários ao dia: 150 mil

Funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 6h às 23h30

Sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h

Estações previstas: 29

Estações operacionais (novembro/2008): 21


Fonte: Metrô-DF


Original project of Metro-DF was compound by 29 stations, among them 23 are already operating. It has got today a 20 trains fleet and transports an average of 150,000 users a day from monday to friday from 6am to 11-30pm and on the weekends from 7am to 7pm.

Counts on 25.68 miles of track operating, linking Brasilia administrative area to Ceilandia and Samambaia administrative areas passing through Asa Sul borough; Guara, Aguas Claras and Taguatinga administrative areas.

Metro-DF lines look like an "Y" letter looking from above. 11.63 miles link Central station - placed on bus terminal of Brasilia's plano piloto- to Aguas Claras station. Other 8.67 miles form a branch coming from Aguas Claras station crossing Taguatinga Centro and Norte and ending in Ceilandia. At last 5.3 miles compound the track between Aguas Claras and Samambaia passing trough Taguatinga Sul.

Main line is underground in Asa Sul. Stations have got underground passages to blocks 100 and 200 and to bus stops of Eixo W and Eixo L south in both ways.

Next stretch crosses Setor Policial Sul, where Asa Sul station takes place, also called Asa Sul terminal, because of transfer available to bus terminal. Line crosses via EPIA, Guara, Setor de Mansoes Park Way until finally reaches Aguas Claras. There are parts in overground and trenches. In this part it will be built Brasilia's new bus terminal, close to Shopping station.

It's in Aguas Claras station where main line is divided on two branches. Branch ending in Samamabaia crosses Taguatinga Sul, via EPCT - Pistao Sul until Taguatinga centre. This part is overground and counts on 4 stations.

Branch ending in Ceilandia complies with Taguatinga's population too. There are eight stations using an overground, trench and tunnel track. Close to Centro Metropolitano station lays Taguatinga's bus terminal.

It's planned to be bult additional 8 bus terminals close to Metro-DF stations in order to fomment Brasilia Integrada program that projects transfer between metro, bus and tram services.

Service operates with an interval from 4min35 to 21min depending on the hour of the day, the day itself and route demmanded. The minimum interval will fall to 3 min whith new trains acquisition.

Profile

Fleet: 20 trains

Line extension: 25.68 miles

Avegare demand: 150,000 users daily

Operation:

During the week, from 6h to 23h30

Weekend and holidays, from 7h to 19h

Planned stations: 29

Stations operating (november,2008): 21


Source: Metro-DF

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