quarta-feira, 8 de julho de 2009
Volvo Bus lança no Brasil chassis 100% piso baixo Volvo Bus launches 100% low step chassis in Brazil
A Volvo Bus Latin America está lançando no Brasil os seus mais avançados e inovadores chassis urbanos de grande capacidade de transporte: o B9SALF articulado e o B9SALF biarticulado, os únicos do mercado brasileiro com 100% de piso baixo. Com um motor de 9 litros e 360cv de potência - localizado no entre-eixo do primeiro carro -, este chassi é a melhor opção neste tipo operação, pois atende aos mais exigentes padrões do transportador para garantir maior acessibilidade, conforto, segurança e capacidade de transporte.
“A Volvo é o primeiro fabricante a oferecer ônibus articulados e biarticulados com piso 100% baixo na América Latina e o que oferece a melhor acessibilidade do mercado”, declara Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America. O B9SALF é um veículo que reúne toda a experiência da Volvo em acessibilidade, capacidade de transporte e performance do veículo.
“É um chassi que deverá atender a todas as cidades que têm demandas por estes atributos, principalmente a acessibilidade e alta capacidade de transporte”, observa Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America. É o caso de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, entre outros grandes centros urbanos que demandam por veículos com estas características. “É acessibilidade total”, completa o presidente.
Os chassis que a Volvo está apresentando hoje foram desenvolvidos para ter maior capacidade de transporte. Ao contrário de seus congêneres, o ônibus Volvo pode ter 20 metros de comprimento, situação que, aliada ao motor localizado entre os eixos, permite a elevada capacidade de transporte. “Temos muita experiência em BRTs (Bus Rapid Transit), e sabemos que a capacidade de transporte é fator decisivo na competitividade. Somos imbatíveis nesta área, com mais 20% de capacidade de transporte com os mesmos custos operacionais”, destaca Gabell.
No Brasil os BRTs são conhecidos como sistemas organizados de transporte coletivo urbano, a exemplo do que existe em Curitiba, cidade pioneira na implantação de um projeto viário e de transporte desta natureza.
Outro BRT importante na América Latina que optou por chassis Volvo é o de Santiago, capital do Chile, que escolheu usar ônibus de piso baixo e de grande capacidade para facilitar a acessibilidade e o transporte de milhões de passageiros todos os dias. “A tecnologia dos chassis B9SALF que estão sendo lançados no Brasil já foi testada extensiva e longamente na capital chilena, onde circulam mais de 2,1 mil ônibus Volvo, 1,2 mil deles articulados. “É o maior BRT do mundo e o que possui o maior número de chassis Volvo”, diz Castro.
Belo Horizonte tem um corredor de ônibus já construído, outros dois sendo implantados e muitos outros no seu plano de mobilidade (inclusive para a copa). A cidade tem mais de 1000 linhas de ônibus municipais, cujo intervalo não ultrapassa 20 minutos e operam 24 horas por dia. É bom começar a pensar na proposta da Volvo. A copa do mundo está chegando, não devemos esperar mais.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Volvo Ônibus América Latina
The Volvo Bus Latin America Group is launching in Brazil one of its most advanced and outstanding high capacity urban chassis: the B9SALF two and three wagons, the only one 100% low step in Brazilian market. Using a 2.37 gallons and 360hp engine - placed between the axis of first wagon - this chassi is the best option in this kind of operation because complies with most demmanding requirements of transporters in order to ensure acessability, comfort, safety and capacity.
"Volvo is the first maker to offer two and three wagon buses 100% low step on Latin America and offers best accessibility of the market", declares Per Gabell, Volvo Bus Latin America CEO. The B9SALF is a vehicle that puts together all Volvo's experience on accessibility, capacity and performance.
"It's a chassi that sould be able to comply with any city that demmands these qualities, mainly accessibility and high capacity", states Euclides Castro, Volvo Bus Latin America urban buses manager. It's the situation of São Paulo, Rio de Janeiro and Brasilia, for instance, besides other urban centers that might require these vehicle aspects. "It's full accessibility", adds the president.
The chassi that is being presented has been developed ho have higher capacity. Volvo bus may have 18 yards of length unlike its competitors, situation that, allied to engine location (between axis), allows high capacity transport. "We do have vast experience on BRTs (Bus Rapid Transit), and we know that transport capcity plays a major role on competitivity. We are unbeatable on this area with 20% more capacity with same operartion costs", says Gabell.
The BRTs are known as organized public transport systems as it happens in Curitiba, pioneer city on building tracks for this sort of transport in Brazil. Another major BRT that has chosen Volvo chassi is Santiago's one, Chile's capital, that optioned ofr using low step and high capacity buses to aid millions of passengers daily transport. "The technology of B9SALF chassi now in Brazil has already been tested vastly and for a long time in chilean capital. " It's the biggest BRT in whole world and the one which uses more Volvo chassis", says Castro.
Belo Horizonte has one bus corridor built, other two in construction and many others in its mobility plan (including for world cup 2014). Belo Horizonte has more than 1000 local bus lines with a maximum interval of 20 minutes that operates 24hrs a day. It's good to start thinking about Volvo's propposal. World Cup is coming we must not wait anymore.
Reference: Volvo Bus Latin America Press Office
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