quinta-feira, 23 de julho de 2009

Volvo Ônibus apresenta ônibus double deck híbrido em Londres Volvo Buses presents double deck hybrid bus in London

A Volvo Buses apresentou recentemente na Europa o primeiro ônibus double deck híbrido, o Volvo B5L Hybrid. Seis unidades destes veículos foram entregues para a Arriva London, um dos maiores operadores de transporte coletivo de Londres, na Inglaterra. A tecnologia híbrida Volvo gera redução no consumo de combustível e nas emissões de gases e também diminui significativamente os níveis de ruído do veículo.

A solução veicular híbrida está passando da fase de desenvolvimento para a realidade comercial plena. A plataforma tecnológica da Volvo nesta área é diesel-elétrica e é chamada de I-SAM. O conceito híbrido consiste de um motor de arranque, um motor de acionamento e um alternador combinados, e uma unidade de controle eletrônico. A recarga das baterias elétricas é feita pelo motor diesel, a cada vez que os freios são acionados.

O sistema é paralelo e o veículo pode ser acionado por só uma fonte de propulsão, de maneira independente, ou pela combinação das duas fontes de força ao mesmo tempo. A tecnologia híbrida da Volvo proporciona alta performance em economia de combustível em trajetos de alta frequência de frenagem e aceleração, justamente o que ocorre em operações de ônibus urbanos. Isso serve perfeitamente para nossos trajetos de subidas e descidas. Mas o conceito é direcionado também para outras aplicações, como veículos de entrega e rotas de coleta de lixo.

Em virtude de o motor ser movido por um sistema híbrido paralelo, o consumo de combustível cai sensivelmente. Mas outro benefício importante para o transportador é que os custos de manutenção tendem também a diminuir, por causa do menor desgaste do sistema de freios.

“A tendência de os preços dos combustíveis continuarem altos e crescentes mostra que o tempo de retorno para o custo de capital incremental dessa tecnologia fica cada vez menor. O investimento em veículos híbridos torna-se uma opção viável para um número cada vez maior de cidades”, afirma Stefan Nordström, vice-presidente sênior da Volvo Buses Europa.

Já o diretor executivo da Arriva London, Mark Yexley, disse que os ônibus da Volvo “oferecerão uma excelente oportunidade para que se possa avaliar os benefícios e o custo total de vida da tecnologia híbrida em uma situação real e diária de operação”. A Arriva London é responsável por 20% do total de serviços de ônibus da capital inglesa, e sua frota total de veículos roda cerca de 82,5 milhões de quilômetros por ano.

A entrega dos ônibus Volvo B5L Hybrid double deck está sendo feita após a apresentação em maio último do Volvo 7700 Hybrid single deck, em Gotemburgo, na Suécia, sede mundial do Grupo Volvo. A economia de combustível esperada nesta cidade era de 20% a 25% mas, nos primeiros meses de operação, o resultado foi ainda melhor, alcançando 30%. Tecnologia vantajosa, não? BHTrans e Setra/BH precisam tomar conhecimento e implementar isso.

Fonte: Volvo Ônibus

Volvo Buses presented recently in Europe the first double deck hybrid bus, the B5L Hybrid Volvo. Six of them have been already delivered to Arriva london, one of the biggest public transport operators of London. The Volvo hybrid technology creates reduction of fuel consume and polluents emission, in addition it cutbacks drastically levels of vehicle's noise.

The hybrid vehicle sollution is coming from testings on development stage to commercial broad use. The Volvo's technologic platform in this area is an electric-diesel one and it's called I-SAM. The hybrid concept consists on a catalyst, a motor drive combined to an alternator and an electronic gadget that controls the whole mechanic system. The diesel engine recharges teh electric batteries every time brakes are triggered.

System is parallel and vehicle can be started by only one propulsion source or by the combination of two of them at the same time. Volvo's hybrid technology gives high performance and saves fuel in high braking and acceleration frequency routes, exactly what happens in urban use. That suits perfectly to our hilly routes. Although the concept can be applied to other situations such as delivery or garbage collection.

Fuel consume falls drastically because of the parallel hybrid system that the engine uses. Maintenance costs also tend to decrease because of the lower brakes system friction, another good benefit for the transport operator.


"The present trend is keeping high and increasing fuel prices showing that time to recover the investment by usng this technology will get even shorter as time passes by. Hybrid vehicle investments becomes a viable option for a each time bigger number of cities", says Stefan Nordström, Volvo Buses Europe Senior vice-president.

Mark Yexley, executive director of Arrriva London, said that Volvo buses "will offer an excellent opportunity to exam teh benefits and whole costs of hybrid technology in a daily real operation". Arriva London is responsible for 20% of bus service in British capital and its vehicles cover around 50 million miles a year.

Volvo B5L Hybrid Double Deck's delivery is being made after Volvo 7700 Hybrid single deck's presentantion in last may, in Gotenburg, Sweeden, Volvo Group worldwide head office. Fuel savings expected in Gotenburg was around 20% to 25% but in the few months of operation result has been even better reaching 30%. Smart technology isn't it? BHTrans and SETRA/BH must know and use it.

Reference: Volvo Buses

Nenhum comentário:

Postar um comentário