Transporte coletivo será beneficiado com implantação de faixas exclusivas em avenidas de grande tráfego. A preocupação é que os motoristas de carros particulares não respeitem a faixa exclusiva para ônibus que não será segregada. Motoristas respeitam a regra em Londres, mas quanto a Belo Horizonte?
Em breve, a região Centro-Sul da capital irá contar com faixas exclusivas para ônibus que vão passar pelas Avenidas Nossa Senhora do Carmo, Cristóvão Colombo e João Pinheiro. O projeto, que foi aprovado pelo COMPUR (Conselho Municipal de Política Urbana) no dia 25/06, denominado Rota Sul, faz parte do Programa de Ações de Mobilidade para 2008, da Prefeitura de Belo Horizonte e da BHTRANS. Com as obras, que já estão em andamento, os ônibus ganharão mais velocidade, reduzindo, por conseqüência, o tempo de viagem e aumentando a atratividade do transporte coletivo.
A faixa exclusiva para os ônibus vai funcionar na Avenida Nossa Senhora do Carmo, entre as Avenidas do Contorno e Uruguai (nos dois sentidos), utilizando a pista central da Avenida. Na interseção das Avenidas do Contorno e Nossa Senhora do Carmo, haverá um alargamento da pista, na esquina onde funcionava a Casa do Whisky, para melhorar a saída do tráfego com destino aos bairros. No trecho da Avenida Nossa Senhora do Carmo entre a Avenida Uruguai e a Rua Colômbia (neste sentido), no Bairro Sion, será construída uma nova faixa de rolamento. Já nas Avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro, a faixa para ônibus será construída na pista da direita. Nessas vias serão realizadas algumas adequações e as sinalizações vão ser aprimoradas.
Em Belo Horizonte, Avenidas como Alfredo Balena, Paraná e Santos Dumont já contam com faixas exclusivas para ônibus.
Fonte: BHTrans
Public transport will receive benefits by construction of bus lanes in main avenues. Major worry is that drivers brake the code by using bus lane wich will not be apart. Drivers respect this rule in London, but what about Belo Horizonte?
Center-south BH will soon have bus lanes for those buses which passes by Nossa Senhora do Carmo, Cristóvão Colombo and João Pinheiro Avenues. This project has been approved by COMPUR (Municipal Urban Politics Council) in June, 25th, 2008. Named Rota Sul, is part of Programa de Ações para a Mobilidade 2008 (Actions for Mobility Program 2008). Buses are going to get more speed and by consequence decreasing travel time and increasing attractiveness of public transport with the already started works.
Bus lanes will take place in Nossa Senhora do Carmo Avenue between Contorno and Uruguai avenues using central section of the existing way. There will be an enlargement in the junction of Contorno and Nossa Senhora do Carmo avenues, right on the corner where used to be Casa do Whisky, in order to make curve easier when leaving downtown to neighborhoods. A new track will be constructed in part of Sion stretch of Nossa Senhora do Carmo Avenue between Uruguai Avenue and Colombia Street. In Cristóvão Colombo and João Pinheiro avenues bus lanes will take place in the right side. Some changes and signals improvements will be done on this last avenues.
Avenues such as Alfredo Balena, Paraná and Santos Dumont already count on bus lanes.
Reference: BHTrans
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como tá o andamento dessa obra? Faz meses que não passo pela N.S do Carmo. Ah, novidade: estou te divulgando no BH TEMPO a partir de hj. Abraço!
ResponderExcluirA obra já está bem adiantada, parece que eles trabalham à noite nos dias de semana após o horário de pico.
ResponderExcluirTodo dia de manhã tem algo novo pronto. O acesso remodelado à Nossa Senhora do Carmo pela avenida do Contorno já está pronto. Nesta mesma avenida estão alterando o canteiro central e na Nossa Senhora do Carmo boa parte das novas pistas já estão prontas até a avenida Uruguai onde os pontos nas novas posições serão instalados.
Após a Avenida Uruguai os pontos já estão nas posições novas e por fim, na Avenida Cristóvão Colombo todas as alterações já foram feitas, restando apenas a sinalização horizontal.
Obrigado pelo apoio e continue acompanhando o blog.
Transporte para BH: Um transporte mais verde é possível! Transport for BH: A greener transport is possible!
Me bateu uma dúvida aqui: alguém sabe como vai ser feita a passagem entre os dois trechos? Os ônibus terão que sair da faixa da direita e passar para o que seria a terceira faixa da avenida. Isso vai gerar um entrelaçamento brutal, não?
ResponderExcluirPeraí, entre quais trechos exatamente? São três trechos citados na reportagem.
ResponderExcluirNa Avenida Uruguai. Os ônibus (que estiverem descendo) estarão na faixa da direita e terão que atravessar para o meio da N. Sra. do Carmo ao chegar na Av. Uruguai.
ResponderExcluir