segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ônibus vão circular mais rápido na Avenida Nossa Senhora do Carmo Buses faster in Nossa Senhora do Carmo Avenue

A Rota Sul vai praticamente dobrar velocidade do transporte coletivo no trecho entre as Avenidas Uruguai e Contorno.

As obras da Rota Sul vão permitir que os ônibus que fazem o transporte coletivo aumentem a velocidade, em média, de 9,1 para 18 quilômetros por hora, na Avenida Senhora do Carmo, no trecho entre as Avenidas Uruguai e do Contorno, segundo informações da assessoria de imprensa da BHTRANS. A redução no tempo dos congestionamentos seria de 25%.

De acordo com a empresa que gerencia o trânsito e o trasporte da capital, o ganho faz com que o trecho seja percorrido em metade do tempo. Em alguns locais da cidade, a média é de seis quilômetros por hora.

Os reparos para as adequações viárias, correções geométricas e as sinalizações verticais e horizontais na avenida vêm causando retenções diárias, entre 7 e 9 horas.

De acordo com a assessoria da BHTRANS, no dia 8 de junho será feita uma reunião com a empreiteira irresponsável pela obra, para evitar reparos nesse período do dia ou garantir que sejam realizados apenas no contrafluxo, no trecho centro-bairro.

Todas as obras da Rota, que além da Avenida Senhora do Carmo incluem intervenções na Avenida Cristóvão Colombo, Rua Alagoas, Avenida Brasil, Rua Sergipe, Avenida do Contorno, Rua Professor Morais e Rua Panamá, vão custar cerca de R$ 1,6 milhão. Segundo a assessoria de comunicação da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), a obra, que começou em julho de 2008, deverá ser finalizada em agosto de 2009.

"O foco do projeto da Rota Sul é privilegiar o transporte coletivo, num trecho de muito congestionamento", disse a gerente de Implantação de Corredores da BHTRANS, Celina Perdigão.

As obras provocaram mudanças nos pontos de ônibus da Senhora do Carmo, nesta semana. Desde 3 de junho, os pontos em frente ao Supermercado Verdemar e ao Shopping Sul foram desativados e um novo ponto foi criado. Também ocorreu mudança nos locais de embarque e desembarque de passageiros, entre as Ruas Maldonado e Mendoza.

Fonte: Hoje em Dia, Bruna Saniele, 6/06/2009 e BHTrans.

The Rota Sul, future busway of Nossa Senhora do Carmo Avenue, will almost double public transport speed in the stretch between Uruguai and Contorno Avenues.

The Rota Sul works will allow that buses make public transport faster in average from 9.1km/hto 18 km/h (5.6 to 11.25 miles per hour) along Nossa Senhora do Carmo Avenue in the path between Uruguai and Contorno Avenues according to BHTrans press office. Traffic jams duration would decrease by 25%.

According to the business that manages traffic and transport of Belo Horizonte, this gain makes the distance traveled in half time. Repairs for lane adequacy, geometrical corrections, vertical and horizontal signs in the avenue are producing some daily congestion from 7 to 9 am.

All Rota's works that besides Nossa Senhora do Carmo include improvements in Cristóvão Colombo Avenue, Alagoas Street, Brasil Avenue, Sergipe Street, Contorno Avenue, Professor Morais and Panamá streets will spend around R$1.6million (US$0.81million). Works started in july 2008 and should be finished by august 2009 according Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) press office.

"Focus on Rota Sul projetc is to charter public transport in a too congested path", says BHTrans busways building manager, Celina Perdigão. Works already changed bus stops positions in Nossa Senhora do Carmo Avenue this week. Bus stops in front of Verdemar supermarket and Shopping Sul mall are deactivated since 3rd of june and a new bus stop has been built. Passengers boarding already changed position between Maldonado and Mendoza streets.

Reference: Hoje em Dia, Bruna Saniele, 6/06/2009 and BHTrans.

Um comentário:

  1. Muito interessante esse projeto da Rota Sul, mas não ficou muito claro do que se trata (uma excelente ideia para uma próxima postagem, eheheh). Quanto à velocidade média atual, de apenas 9,1 km/h, é terrível, fazendo com que em 10 minutos sejam percorridos apenas cerca de 1500 metros, prejudicando a mobilidade de quem precisa passar por ali todos os dias. A velocidade média considerada ideal para sistemas de ônibus é de cerca de 15-20 km/h. Portanto, as melhorias vão trazer um ganho real aos usuários de transporte público. Em todos os locais da cidade onde a velocidade média é baixa (em alguns locais, baixa demais, 6 km/h apenas, de acordo com a reportagem), são necessárias intervenções urgentes.

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